Receba notícias em seu email

MSC

MPor atualiza regras sobre uso de debêntures em projetos de infraestrutura

O Ministério de Portos e Aeroportos publicou nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União, portaria que atualiza regras para uso de debêntures, títulos de dívida emitidos por empresas para financiar projetos de longo prazo, em projetos de investimento considerados prioritários no setor de logística e de transportes. A diretora de assuntos econômicos da pasta, Helena Venceslau, explicou que o objetivo é permitir refinanciamentos em circunstâncias mais vantajosas para as empresas, alterando as condições da dívida de acordo com as condições de mercado, incluindo variações da taxa de juros. “Tornamos a emissão de debêntures mais atrativa para que mais investimentos estruturadores sejam realizados”, disse.

As debêntures para projetos de infraestrutura foram regulamentadas em 2024, buscando aumentar o potencial de atração de investimentos e, segundo o Ministério, de agosto de 2024 a outubro de 2025, permitiram aportes de R$ 3,7 bilhões em projetos portuários. Mas, para fazer a reemissão de debêntures, a empresa teria que quitar a dívida anterior, o que foi flexibilizado pela portaria.


PUBLICIDADE



Apesar da flexibilização, a portaria estabelece que a reemissão tem que ser feita em relação a investimento financiado na mesma modalidade. “A proibição de novas emissões para um mesmo investimento limitaria a flexibilidade financeira dos projetos de infraestrutura”, explicou Helena Venceslau.

 






Navalshore

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira