Os governos do Paraná e de Mato Grosso do Sul lançam oficialmente na próxima semana, durante apresentação a potenciais investidores, em São Paulo, o projeto de construção de uma nova ferrovia, entre Dourados (MS) e o porto de Paranaguá (PR), destinada exclusivamente ao transporte de grãos.
São mil quilômetros de trilhos sob concessão, em dois lotes - Dourados/Guarapuava (PR) e Guarapuava/Paranaguá - ao custo estimado de R$ 10 bilhões.
PUBLICIDADE
O projeto inclui a atual Ferroeste, controlada pelo governo paranaense, que opera entre Cascavel e Guarapuava. A partir daí, os vagões seguem pelos trilhos da Rumo, mediante direito de passagem. "Será uma ferrovia importante, tendo em vista que o volume de grãos movimentado pela Rumo vem caindo ano a ano por falta de manutenção", diz o presidente da Ferroeste, João Araújo.
Em nota, a Rumo rebateu a afirmação, destacou a realização de investimentos na malha e disse que "a construção de uma ferrovia ao lado de uma já existente se mostra inviável (...) demandaria grandes investimentos e um longo tempo de construção, além de entraves para obtenção de licenciamento ambiental".
Fonte: Valor