Mucuripe bate recordes e se moderniza

O Porto do Mucuripe, oficialmente Porto de Fortaleza, segue batendo recordes de movimentação. No primeiro semestre de 2010, foram 2,023 milhões de toneladas (t), uma marca histórica. Isso representa um crescimento de 26,52% sobre o igual período de 2009, conforme informações da assessoria de imprensa da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o terminal.
O diretor de Infra-estrutura e Gestão Portuária da CDC, Mário Jorge Cavalcanti, afirma que, pela primeira vez, o porto obtém esse resultado de movimentação em um semestre. E vai além. A expectativa é de atingir outra marca histórica até o fim do ano – 4 milhões de t de cargas transportadas. Isso é possível em função do prévio agendamento com operadores, armadores e agências marítimas, explica Cavalcanti.
Continua liderando a movimentação o granel líquido, com 1 milhão de t no semestre, 50,38 do total. Os produtos dessa categoria que se destacaram são a gasolina, o diesel, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o petróleo.
Entre os granéis sólidos, segmento responsável por movimentar 595,8 mil t (29,45% do total), o trigo, coque de petróleo, malte e enxofre foram os mais negociados, consta no balanço mensal do porto.
A carga geral foi responsável por 20,18% do movimento portuário, com 408,2 mil toneladas. Os principais produtos são arroz, cimento, trilhos, sal, manga, melão, granito, banana, farinha de trigo, tambor de freio, manganês, lingotes de alumínio e castanha de caju.

Fonte: O Povo (CE)/AJ

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira