A justificativa apresentada pela presidência da Companhia Docas do Ceará (CDC) para explicar o atraso nas obras do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, convenceu o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o cearense Valmir Campelo. Ontem, ele esteve no local para vistoriar os serviços, executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo.
A conclusão das obras no terminal portuário está prevista para o mês de maio. Fotos: Helosa Araújo
Campelo, que é relator dos processos referentes à preparação e realização da Copa de 2014, entendeu que o cronograma original das obras do terminal no porto só não foi respeitado por causa de uma forte ressaca do mar, ocorrida no início de 2013. Além de danificar estruturas que já haviam sido erguidas, a ressaca durou aproximadamente dois meses e reduziu em 70% o ritmo das atividades, segundo informações da CDC.
"O problema não está ligado a um erro humano, mas a um fenômeno da natureza. Estou entusiasmado com o andamento da obra. Há uma equipe técnica do TCU envolvida no caso. O grupo vai me apresentar um relatório para que eu avalie e me manifeste", declara o ministro.
Equipamentos
As construções no Porto do Mucuripe foram iniciadas em março de 2012 e envolvem os seguintes equipamentos: novo terminal de passageiros, cais para um berço de múltiplo uso, pavimentação e urbanização de via interna de acesso do local, além de estacionamento e retroárea. O investimento total supera o patamar de R$ 200 milhões.
A previsão inicial era que todos as intervenções fossem executados até dezembro de 2013, prazo que foi estendido para o fim de maio deste ano, às vésperas da Copa do Mundo. De acordo com o presidente da CDC, Paulo André Holanda, 84% dos serviços foram executados. O gestor acredita na conclusão dos equipamentos dentro do novo cronograma, pois existem operários trabalhando durante 24 horas. "Até lá, toda a parte operacional estará em funcionando, proporcionando uma logística com mais conforto e eficiência. Esperamos que o cais seja concluído em fevereiro, a retroárea em março, o estacionamento em abril, e o terminal de passageiros em maio", afirma.
Presidente da CDC, Paulo André Holanda, acompanha ministro do TCU, Valmir Campelo, durante vistoria nas obras do Porto de Fortaleza
Holanda ainda informa que será formalizado, entre a Companhia Docas e os governos estadual e municipal, um Termo de Cooperação Técnica (TCT) para que o novo terminal de passageiros também funcione como ponto para divulgação da cultura do Estado para os turistas.
Arrendamento até a Copa
O equipamento, por sinal, será arrendado. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deverá lançar o edital em fevereiro próximo. O processo não será concluído até a Copa do Mundo, mas Holanda garante que isso não prejudicará a operação do terminal.
"A Companhia Docas, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, têm condições de administrar o espaço até que o processo de arrendamento seja finalizado", garante.
Paulo André Holanda ficou satisfeito com a visita do ministro Valmir Campelo. Conforme informa, alguns técnicos do TCU que chegaram ao porto há mais de uma semana. "Nossas explicações foram bem aceitas pelo ministro e por sua equipe. Para embasar nossa justificativa, mostramos um vídeo da ressaca do mar", conclui.
Hoje, o Porto do Mucuripe recebe visita técnica do ministro da Secretaria dos Portos, Antonio Henrique Silveira. Amanhã, ele estará no Porto de Natal (RN), que também integra a matriz do PAC da Copa.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)/RAONE SARAIVA
PUBLICIDADE