Receba notícias em seu email

Navalshore

Mucuripe: leve queda no volume de carga

Com a homologação do Porto, Fortaleza será capaz de receber navios de maior porte
Movimentação de mercadorias em 2011 apresentou um índice apenas 0,9% menor do que o do ano anterior

Apesar de não bater o recorde de 2010, o Porto de Fortaleza teve um bom desempenho na movimentação de mercadorias durante o ano passado, chegando ao patamar de 4,23 milhões de toneladas, de acordo com informações da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o terminal.

Segundo a CDC, o volume de cargas movimentadas em 2011 registra um empate técnico em relação as 4,27 milhões de toneladas do ano anterior. "A diferença é de cerca de 39 mil toneladas e isso pode ser a carga de um único navio. Consideramos empate porque até 100 mil toneladas entendemos como uma variação normal", afirma o diretor de operações da CDC, Mário Jorge Cavalcanti.

Tipos de mercadoria

De acordo com dados consolidados do ano de 2011, a importação de granel líquido (gasolina A, diesel S 1800, petróleo cru, entre outros) continua como a principal vocação do Porto de Fortaleza, registrando, no acumulado do ano, o total de 2,1 milhões de toneladas de cargas, o que corresponde a 50% do montante. O granel sólido (trigo, coque de petróleo, enxofre e cloreto de potássio a granel) registrou 1,1 milhão de toneladas, representando 27% da quantia total, enquanto a carga geral (arroz, sal, farinha de trigo, entre outros) alcançou 966 mil toneladas, contabilizando 23% do movimento total verificado no ano passado.

Melhorias

Se no ano passado o Porto de Fortaleza já apresentou um bom desempenho, a expectativa é de que em 2012 os resultados sejam ainda melhores. Atualmente, a CDC já iniciou o processo de homologação do novo calado do Porto, tornando-o apto a receber navios de maior porte ou permitindo que os navios que já operam no Porto possam vir com mais carga (até 70 mil toneladas por viagem). "O crescimento deve acontecer, principalmente, no volume da carga geral, diz Mário Jorge Cavalcanti. "A homologação já está 99% pronta e deve ser concluída ainda no fim deste mês. Depois, só precisamos da autorização da Marinha do Brasil, que exigirá a batimetria para comprovar que o Canal de Acesso e a Bacia de Evolução do Porto de Fortaleza possuem 14 metros de profundidade e estão aptos para atracar embarcações de maior porte", explica.

Fonte: Diário do Nordeste






PUBLICIDADE




   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira