O navio alemão E-Ship1 transportou da Alemanha para Salvador 330 toneladas de equipamentos eólicos para instalação da fábrica Wobben Windpower, em Juazeiro (BA). A indústria é uma subsidiária da Enercon GmbH, um dos líderes do mercado mundial neste segmento.
Entre os equipamentos desembarcados na última quarta-feira (31/12) estão máquinários para a fábrica que está sendo construída na Bahia, 12 pás eólicas que medem mais de 44 metros de comprimento e pesam 11 toneladas, cada uma, e três seções de torres eólicas que pesam quase 23 toneladas (cada), além de motores e peças transportadas em contêineres.
De acordo com Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador, por serem equipamentos sensíveis e de alto valor agregado, é necessário o mínimo de movimentação durante a operação de descarga do navio.
Elas são transportadas por navios breakbulk (de cargas avulsas e fora de contêineres) e exigem uma operação complexa com o auxílio de equipamentos modernos e equipe especializada.
Do Porto de Salvador, a carga seguirá para Juazeiro, via transporte rodoviário, e deve chegar até a cidade em mais ou menos três dias.
Foi a primeira vez que o navio E-Ship1 atracou no Tecon Salvador. Trata-se de uma embarcação sustentável, que gera 30% da energia consumida através do efeito Magnus para propulsão.
Quatro rotores ficam instalados no convés principal e estão ligados a hélices do navio, o que faz com que elas girem e contribuam para movimentação da embarcação.
Fonte:Tribuna da Bahia
PUBLICIDADE