MSC

Navio turco permanece no Porto Novo

As 160 toneladas de óleo retiradas do navio Düden, de bandeira turca, já foram descarregadas pelo navio tanque Guarapuava no terminal da Transpetro e transferidas para a Refinaria Riograndense. A operação ocorreu na última quarta-feira. Já a embarcação turca permanece atracada no cais do Porto Novo de Rio Grande, uma vez que seu destino ainda não foi definido. Os custos da atracação são pagos pelo armador (proprietário do navio).
Conforme a Capitania dos Portos, a embarcação já está em processo de perdimento. O armador continua sendo pressionado a tomar uma medida concreta em relação ao navio quanto a assumir as despesas da intervenção da autoridade marítima no caso do Düden e retirá-lo do porto. O Düden teve um incêndio a bordo em alto-mar, em 22 de novembro de 2009, quando estava a 260 quilômetros do Litoral Norte, na altura de Tramandaí.
A embarcação está atracada no cais do Porto Novo desde o último dia 11. Neste local, segundo a Capitania, o navio não compromete a navegação e está sob o comando da Estação Naval do Rio Grande. A Marinha mantém militares fazendo a guarda do navio, uma vez que ele está apreendido e ainda não tem um fiel depositário. Como a embarcação não tem energia, necessita de ações logísticas para ser colocada em área de fundeio.
Se, até o início de março, o armador não pagar as despesas à Marinha e não fizer a retirada do Düden do porto, o navio será leiloado ou incorporado aos bens da União.(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/Carmem Ziebell)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira