Navalshore 2024

Navios poderão usar bow/stern thruster em 3 berços do porto de Paranaguá

Atendendo demanda das empresas de navegação, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) publicou uma portaria (n.º 54/2010), autorizando que as embarcações façam uso de equipamentos propulsores – os chamados bow/stern thruster – nas manobras de atracação e desatracação em três dos berços do cais público do porto de Paranaguá.

Representantes dos armadores aprovaram a iniciativa que, segundo eles, trará economia nessas operações, refletindo, também em mais competitividade ao complexo portuário paranaense.

Todos os navios modernos dispõem de, pelo menos, um propulsor na proa. Há embarcações das novas gerações que têm o dispositivo, também, na popa. Esses propulsores permitem maior manobrabilidade aos navios, dispensando, em algumas situações, o uso de rebocadores.

A autoridade portuária liberou o uso de bow/stern thruster apenas nos berços onde há movimentação de contêineres e nos dolphins que recebem navios de veículos (roll-on roll-off). Isso, baseado em laudos técnicos que atestam a viabilidade de utilização dos equipamentos.

A autorização considera um período experimental de três meses. A continuidade das operações terá que ser validada por inspeções técnicas e aferições trimestrais.

Da Redação

PUBLICIDADE

Incatep




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira