Em Porto Murtinho o rio Paraguai atingiu a marca de 6,12 metros, de acordo com a Agência Fluvial, unidade da Marinha do Brasil no Município, e começa a preocupar moradores ribeirinhos, que sempre são os mais afetados com as cheias.
Segundo informações do presidente do Sindicato Rural de Porto Murtinho, Italívio Coelho Neto, o nível do rio subiu devido às chuvas do fim de semana e em decorrência das águas que descem de Corumbá.
Alguns produtores de gado da região, já estão movimentando o rebanho e conduzindo para locais mais altos, fugindo da cheia. “Aqui no Pantanal do Nabilec a água desce muito devagar, por ser uma região plana, sendo assim fica alagado por mais tempo”, explica Italívio.
Italívio explica que em fevereiro enviou um ofício para o Governo do Estado alertando sobre a situação, e ainda que solicitou ao prefeito da cidade, Nelson Cintra (PMDB), que decretasse situação de emergência no município.
“O governador abandonou nossas estradas, estamos sem pontes, são aproximadamente 22 pontes estaduais que caíram ou estão sem acesso”, desabafa Neto.
De acordo com o presidente, as famílias ribeirinhas não tem amparo e que até o momento a prefeitura não manifestou ajuda a essas pessoas que moram às margens do rio Paraguai, Italívio teme que a situação piore e estima que o nível do rio subirá ainda mais, podendo alcançar no mínimo 7 metros.
Fonte:Capital News Jackeline Oliveira
PUBLICIDADE