Fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Rio de Janeiro começam, nesta terça-feira, um treinamento para a proteção contra possíveis contaminações por radioatividade em navios vindos do Japão e demais países asiáticos. O curso será ministrado por representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), ligada ao Ministério da Ciência e Técnologia.
O treinamento foi anunciado pelo presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Wilson Roberto de Sá, que participou, ontem, segunda-feira, de uma reunião com deputados federais membros de uma comissão externa para a fiscalização produtos vindos de países asiáticos. Também participaram do encontro representantes da Codesp e da Anvisa.
O presidente da Anffa também falou sobre a necessidade de obter equipamentos para detectar a presença de radiação nas cargas que chegam aos portos brasileiros.
"A gente está trabalhando muito isso em cima do Ministério da Agricultura para que equipamentos de proteção individual e equipamentos que possam fazer mensuração de radiação, mesmo as radiações inespecíficas, que é o caso do contador Gaiger, que a gente possa ter isso em mão o mais rápido possível".
Fonte: Portal do Jornal A Crítica de Campo Grande/MS
PUBLICIDADE