A Norcoast realizou, nesta terça-feira (21), a primeira escala na Rio Brasil Terminal (RBT), terminal do grupo filipino ICTSI no Porto do Rio de Janeiro (RJ). A parada inaugural da nova rota regular da empresa de cabotagem ocorreu com o navio NC Breda. A empresa destacou que a escala fortalece a atuação no Sudeste e consolida uma nova conexão logística entre a Zona Franca de Manaus e o Rio de Janeiro, permitindo a movimentação de cargas domésticas de cabotagem e feeder, atendendo a diferentes perfis de embarcadores.
Com a nova escala, o porto passa a integrar uma rota direta de cabotagem a partir de Manaus. A operação também amplia o potencial de atendimento a cargas originadas no próprio estado e em regiões estratégicas, como Espírito Santo, Minas Gerais, interior e Grande São Paulo, com apoio de soluções intermodais conectadas à malha ferroviária.
PUBLICIDADE
A Norcoast avalia que a novidade representará mais flexibilidade, previsibilidade operacional e alternativas eficientes de escoamento, ampliando a capilaridade do modal na costa brasileira. “Esta movimentação reforça nossa estratégia de integração multimodal, conectando diferentes regiões do país de forma mais eficiente e ampliando as possibilidades logísticas”, afirmou o diretor comercial da empresa, Marcio Salmi.
A rota conecta os principais portos do país, incluindo Manaus (AM), Pecém (CE), Suape (PE), Salvador (BA), Santos (SP), Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Rio de Janeiro (RJ), atendendo tanto fluxos industriais quanto cadeias de distribuição nacional. Para Salmi, a entrada no Rio de Janeiro integra a estratégia nacional de crescimento da companhia, que atualmente conta com uma frota de quatro navios, com capacidade para 3,5 mil TEUs cada.
“Queremos ampliar a capilaridade da cabotagem, expandindo o portfólio de serviços e a rede de atendimento de forma consistente e sustentável. Estamos acompanhando a demanda de setores como bens de consumo, siderurgia e bebidas e apostamos na geração de valor por meio do aumento da oferta, do estímulo à cabotagem e do desenvolvimento regional”, acrescentou Salmi.
O diretor-presidente da Rio Brasil Terminal, Roberto Lopes dos Santos, ressaltou que a chegada da Norcoast no terminal contribui para o fortalecimento da cabotagem e da competitividade do setor. “Além de ampliar as opções para o mercado fluminense, essa nova rota também abre oportunidades para o mercado paulista, apoiadas pelos nossos acessos ferroviários e pelas rampas de Floriano (RJ) e Suzano (SP), além da expansão recente na região do Alto Tietê”, acrescentou Rafael Reis, diretor comercial da RBT.












