A Norcoast disponibilizou uma balsa para a BRF, destinada ao transporte de mais de 10 mil toneladas de produtos refrigerados durante a seca no Amazonas. A empresa de navegação informou que a balsa, equipada com tomadas para manter os contêineres refrigerados, assegurou a temperatura adequada das cargas, preservando a qualidade da mercadoria.
Anteriormente, o transporte de contêineres desligados era uma prática comum, mas isso apresentava riscos significativos para a integridade dos produtos, já que o tempo sem refrigeração poderia exceder os limites aceitáveis. A Norcoast destacou que, com a solução, foi possível evitar o desabastecimento e as consequências associadas, como o aumento de preços de produtos essenciais.
PUBLICIDADE
A seca de 2024 foi uma das mais severas desde 2015, afetando o Brasil de forma ampla. Segundo Fabian Lavaselli, diretor comercial e de experiência do cliente da Norcoast, a parceria com a BRF reforça a cabotagem como uma alternativa viável e eficiente, mesmo em cenários adversos.
A BRF destacou que a continuidade da operação garantiu a entrega de produtos com segurança e qualidade durante o período. Desde janeiro de 2024, a Norcoast, com tripulação e bandeira brasileiras, opera em toda a costa do país, atendendo mais de 300 clientes do setor produtivo com serviços de navegação.