A próxima carga do minério de ferro extraído do Ceará para exportação começará ser estocada no Porto do Pecém a partir da próxima quinzena. Já o embarque do produto, inicialmente previsto para ainda este mês, deverá ocorrer apenas em fevereiro. É o que explica o diretor de Operações e Infraestrutura da Cearáportos, empresa gestora do Porto, Humberto Castelo Branco. "Nesta remessa, a expectativa é de que novamente sejam exportados em torno de 70 mil toneladas", adianta.
Segundo a Globest, empresa chinesa que vem realizado a exploração do insumo em Sobral, embora esta seja a nova estimativa para a retomada dos embarques, o processo envolve muitas variáveis, relacionadas sobretudo ao ritmo de produção e de transporte do minério, impactando em alterações no cronograma. "Pontos, estes, que ainda estão sendo negociados", afirmou fonte ligada à empresa.
Ainda de acordo com a mesma, a Globest não realizou uma outra exportação da matéria-prima no ano passado porque os novos volumes de minério que foram sendo retirados do solo possuíam características diferentes daqueles inicialmente explorados.
Retomada do cronograma
Em dezembro último, Castelo Branco, da Cearáportos, já havia sinalizado que a partir de janeiro de 2011, a Globest passaria á carregar um navio com volume semelhante a 70 mil toneladas a cada dois meses, totalizando, no final deste ano, 400 mil toneladas exportadas. A primeira carga enviada - e única até agora - saiu do Pecém rumo à Ásia em fevereiro de 2010, também com 70 toneladas.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE