A Portonave, em Navegantes (SC), anunciou nesta sexta-feira (30) a ampliação de seus serviços com a inclusão da linha ZIM Gulf Toucan (ZGT), operada pelo armadora ZIM Integrated Shipping Services para a costa leste da América do Sul e hubs logísticos no Caribe, na costa leste dos Estados Unidos e no Golfo do México. Segundo a empresa, a frequência será semanal, com oito navios e escalas, além de portos mexicanos e americanos, em terminais da Jamaica, da Colômbia, do Brasil, da Argentina e do Uruguai.
A expectativa é de que sejam transportadas principalmente madeiras e derivados, papéis, maquinários, metais comuns, produtos químicos, carnes congeladas e outros alimentos. Segundo a Portonave, a operação será em regime de Vessel Sharing Agreement, modelo de cooperação em que companhias marítimas compartilham navios em um mesmo serviço, com a ZIM como líder e a Ocean Network Express contratando espaços nas embarcações.
PUBLICIDADE
De acordo com a empresa, que iniciou em 2007 suas atividades como o primeiro terminal portuário privado do Brasil, ela ficou em 2025 em quarto lugar no ranking nacional de movimentação de contêineres cheios em navios de longo curso no país, com 9% de participação do volume total. A empresa informou ainda que no ano passado recebeu do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) o Selo Diamante de Sustentabilidade como a oitava melhor companhia de grande porte para se trabalhar em Santa Catarina.


















