Receba notícias em seu email

MSC

Novo adiamento da dragagem e previsão de verão chuvoso preocupam Porto de Itajaí

A decisão do governo federal de cortar R$ 10,7 bilhões do orçamento caiu como uma bomba nas pretensões da superintendência do Porto de Itajaí de agilizar a dragagem de emergência no canal de acesso aos portos.

Com as dragagens dos portos de Rio de Janeiro e de Rio Grande já paralisadas, o reflexo por aqui é certo. O edital de licitação da obra, que deveria ter sido lançado no início da semana, deve ser protelado para o ano que vem.


PUBLICIDADE



O problema é a meteorologia: a previsão de um verão chuvoso aumenta os riscos de mais assoreamento e novos problemas. O calado continua reduzido (passou de 14 para 10,5 metros) e a expectativa é que os armadores tenham que fazer realinhamento de escalas para operar em Itajaí e Navegantes _ o que pode afastar os operadores e intensificar a crise.

A expectativa é convencer o ministro Helder Barbalho da possibilidade de lançar o edital mesmo sem previsão de recursos para este ano. Como o processo licitatório demora cerca de 90 dias, é uma tentativa de ganhar tempo. Por enquanto, não há posição oficial a respeito.

Fonte: Diário Catarinense/DAGMARA SPAUTZ






   Zmax Group    ICN    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira