Receba notícias em seu email

MSC

Novo berço

Codesa terá R$ 140 milhões do PAC para a construção do berço 207 >> O porto de Vitória receberá R$ 140 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de um novo berço, com 270 metros de comprimento e 14 metros de profundidade, em substituição aos dólfins do Atalaia. A empresa Estacon Infraestrutura executará a obra, prevista para 24 meses. A ordem de serviço foi assinada no dia 2 de julho pelo presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.


PUBLICIDADE



 

— Com a construção de um cais contínuo, denominado berço 207, passaremos a ter uma perspectiva maior de operação no complexo portuário capixaba. Poderemos atracar navios com maior capacidade de carga e, consequentemente, com todo tipo de carga, o que antes não era possível devido ao afastamento do berço por conta dos dólfins que operam apenas com granéis líquidos —disse o Lascosque na solenidade. A retroárea do novo berço terá 12 mil metros quadrados. Estima-se que, no decorrer da obra, haja demanda de mão de obra direta/indireta em torno de 550 empregos.

O novo berço propiciará melhoria na eficiência logística no porto de Vitória para cargas como granéis sólidos e líquidos, açúcar, rochas ornamentais e outras. A capacidade total instalada com o cais corrido passará a 1.611.780 toneladas, sendo 1.011.780 toneladas para granel líquido e 600 mil toneladas para granel sólido e carga geral.

Hoje as operações nos dois dólfins metálicos limitam-se à movimentação de granéis líquidos. Com a construção da plataforma, outras cargas poderão ser operadas. A previsão é de que a movimentação de granel sólido e carga geral após conclusão da obra tenham a seguinte progressão: ano um — 120 mil toneladas, com taxa de ocupação de 20%; ano dois — 240 mil toneladas, com taxa de ocupação de 40%; ano três — 360 mil toneladas, com taxa de ocupação de 60%; ano quatro — 480 mil toneladas, com taxa de ocupação de 80%; ano cinco — 600 mil toneladas, com taxa de ocupação de 100%. A Codesa informa que em princípio o berço continuará público. Serão utilizados equipamentos próprios para granel líquido.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira