Receba notícias em seu email

MSC

Novo canal de acesso ao porto do Mucuripe em conclusão

Uma das primeiras etapas da dragagem do Porto do Mucuripe já está muito próxima de ser concluída. O novo canal de acesso ao cais já está aberto e a dragagem desta parte do trabalho será concluída até o fim da semana. O caminho criado para as embarcações que atracam na costa da Capital será mais curto que o antigo em aproximadamente 1,5 km. Com isso, deve facilitar a manobra dos navios, com tempo de atracação em cerca de 30 minutos.

O Diário do Nordeste teve acesso com exclusividade ao navio draga Seaway, que realiza a obra no Porto do Mucuripe, e percorreu todo caminho que a embarcação realiza para efetuar o processo de dragagem, que consiste na remoção de parte dos sedimentos no fundo do mar e despejamento em outra determinada área. A obra tem a finalidade de aprofundar o porto e possibilitar a chegada de navios de maior porte.

No caso do Porto do Mucuripe, além desse trabalho de aprofundamento, um novo canal de acesso às embarcações teve de ser aberto.

De acordo com o supervisor operacional da Bandeirantes (empresa contratada para reallizar a dragagem), Rodrigo Rezende, o caminho antigo dificultava a manobra dos navios por ser longo e exigir maior tempo. "A draga Seaway cortou um banco de areia e encurtou o acesso ao Porto do Mucuripe, o que diminui o número de manobras dos navios, otimiza tempo, como também os custos", explica o supervisor de operações.

Alta capacidade

O novo canal de acesso terá extensão de 3,5 km, 120 metros de largura e 14 metros de profundidade. "Para finalizar a dragagem do novo canal, ainda faltam cerca 70 mil m², que representa mais ou menos um dia de trabalho da draga Seaway", afirma o supervisor de operações.

Após o término da dragagem, a sinalização do novo canal de acesso deve ser realizada através de boias.

Retorno

A dragagem do Porto do Mucuripe, que envolve investimentos de R$ 54,6 milhões, irá dotar o equipamento de infraestrutura para receber navios de grande porte por, no mínimo, 50 anos. A obra deve ampliar em até 30% a capacidade de movimentação nos do terminal portuário da capital cearense.

A maior profundidade para atracação de navios vai expandir o número de linhas que passarão pelo Mucuripe.

A adequação do Porto do Mucuripe e dos demais terminais marítimos brasileiros - decorre menos de sua participação no comércio exterior e mais, sobretudo, do novo padrão de infraestrutura e tecnologia exigida pela configuração logística deste comércio, que primam pela eficácia do sistema.

ATÉ 10 DE JANEIRO
Retirada de 5,9 mi de m³ de sedimentos

Com o canal aberto, o trabalho de aprofundamento do Porto do Mucuripe deve prosseguir até o dia 10 de janeiro, tendo sido iniciado em 1º de outubro.

Os atuais 11 metros de profundidade do equipamento da costa fortalezense, será ampliado para 14 metros.

O trabalho de retirada dos sedimentos do fundo do mar está divido em três áreas, que compreendem o píer petroleiro, a chamada bacia de evolução (mais próxima à Praia Mansa) e o cais do porto.

A dragagem deve retirar do mar até a sua conclusão 5,95 milhões de metros cúbicos de sedimentos , em uma área equivalente a 2,5 milhões de m² ou 250 campos de futebol. Desse total, cerca de 50% já foi concluído da obra.

Holandesa nos trabalhos

De acordo com o comandante brasileiro da draga Seaway, Sérgio Abreu, o trabalho tem ocorrido sem maiores imprevistos.

A embarcação que faz o trabalho na costa cearense pertence à empresa holandesa Royal Boskalis, que presta serviço para a Bandeirantes, vencedora da licitação do terminal cearense.

"Para os holandeses, que tem experiência nesse tipo de trabalho já que vêm dos chamados Países Baixos, a dragagem no litoral de Fortaleza não representou nenhuma dificuldade. Tudo vem ocorrendo dentro da normalidade", revela o comandante da embarcação.

Destino do material

O material retirado no Porto do Mucuripe é transportado e despejado há uma distância de 8,5km da sua origem, nas imediações da Barra do Ceará, em área autorizada pelos órgãos de meio ambiente e pelo Governo do Estado. A dragagem vem para garantir que os portos nacionais persigam a excelência na sua operação, agregando valor e reduzindo custos no comércio exterior.

Números

50% da dragagem do Porto do Mucuripe, aproximadamente, já foi concluída

250 campos de futebol equivale à área total trabalhada na Capital Cearense

14 metros deve ser a nova profundidade do Porto do Mucuripe com a obra

R$ 54,6 milhões é o custo total da dragagem, realizada pela empresa Bandeirantes

3,5 km é a extensão do novo canal de acesso ao Porto do Mucuripe

Fonte: Diário do Nordeste (CE)GUSTAVO DE NEGREIROS






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira