O projeto ferroviário-portuário de Moegão, no Porto de Paranaguá, atingiu 80,29% de conclusão, segundo medições técnicas realizadas na primeira quinzena de dezembro. A infraestrutura, desenvolvida pela Portos do Paraná, centralizará a recepção de trens carregados com produtos agrícolas a granel e os distribuirá para 11 terminais interligados em portos de todo o estado do Paraná. De acordo com o cronograma oficial, a conclusão do projeto está prevista para o início de fevereiro de 2026.
Até o momento, 87% das obras civis, 85,24% dos sistemas mecânicos e 57,81% da instalação elétrica foram concluídos. Simultaneamente, as equipes avançam com a instalação dos sistemas de prevenção e combate a incêndio, bem como do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. As próximas etapas incluem a automatização do complexo, a realização de testes de segurança e a construção de uma subestação elétrica dedicada a Moegão.
PUBLICIDADE
Segundo a Portos do Paraná, quando estiver em operação, o terminal de Moegão terá capacidade para receber até 24 milhões de toneladas de grãos e subprodutos anualmente, atendendo aos terminais do Corredor Exportador Leste (Corex). Atualmente, são descarregados diariamente cerca de 550 vagões ferroviários nos terminais exportadores, número que aumentará para 900 vagões por dia com a implementação do novo sistema, que estará concentrado em um único ponto de descarga.
A carga será transportada por esteiras rolantes até os 11 terminais integrados e, em seguida, carregada nos navios. De acordo com os gestores do projeto, o complexo terá capacidade para movimentar até 68.000 toneladas por dia. O projeto está sendo executado por quatro empresas de engenharia: Tucumann, TMSA, Zortea e Engeluz.

















