DO RIO - As obras de construção no Complexo do Porto do Açu foram retomadas na noite desta terça-feira, segundo a LLX, empresa responsável pelo projeto que está sendo erguido em São João da Barra, no norte do Rio.
Os trabalhos no mega empreendimento do empresário Eike Batista estavam paralisados desde segunda-feira, depois que manifestantes bloquearam o acesso ao local.
Obra em porto de Eike Batista no Rio segue parada
Proprietários rurais incendeiam pneus e fecham porto de Eike no Rio
Donos de terrenos no entorno do complexo protestavam contra a desapropriação de suas áreas. Na segunda à noite, a principal estrada de acesso chegou a ser liberada, mas foi novamente ocupada hoje pela manhã.
À tarde, uma reunião dos proprietários com representantes da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio) delineou uma trégua na manifestação. Ficou acertado que nenhum morador será retirado de casa enquanto a Fazenda Palacete, área onde serão reassentados, estiver pronta.
Um posto avançado da Codin será colocado na região. Atualmente, a representação da Codin na cidade fica distante cerca de 20 quilômetros da área do futuro porto. Serão oferecidos também cursos de novas técnicas agrícolas para os agricultores.
"A reunião melhorou a comunicação. Teremos um novo encontro no dia 16 de maio, para seguirmos na implementação das medidas", afirmou a presidente da Codin, Conceição Tavares.
Está prevista a desapropriação de área equivalente a 70 milhões de metros quadrados, onde há cerca de 2 mil terrenos, dos quais 146 são lotes rurais.
Fonte: Folha.com/CIRILO JUNIOR
PUBLICIDADE