Equipamento deve ficar com 2.700 metros e deixará navios mais abrigados das ondas do mar no Porto do Pecém
O quebra-mar do Terminal Industrial e Portuário do Pecém, que está sendo prolongado em 1.000 metros, já registra 680 metros concluídos. O equipamento deverá ficar com 2.700 metros e visa deixar os navios mais abrigados das ondas do mar. A obra integra a ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut) que deverá ficar pronto neste ano.
As obras estão recebendo um investimento de R$ 372,5 milhões, e mais R$ 36,6 milhões nas camisas metálicas de revestimento dos pilares das pontes, também em execução.
Cronograma
De acordo com o diretor de Implantação e Expansão da Cearaportos, Luiz Hernani de Carvalho Junior, o cronograma de execução das obras está sendo seguido rigorosamente, o que permite confirmar que o Tmut entrará em funcionamento dentro do prazo previsto.
Estrutura
O cais acostável e seus dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 700 metros de comprimento, já iniciados, poderão acomodar navios contêineres de última geração. O Tmut terá ainda linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres e uma retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A ponte de acesso até o pátio de cargas está sendo prolongada em 348 metros. Para construir a ponte de acesso estão sendo cravados 996 pilares de concreto revestidos com camisas metálicas. As operações do pier 1 serão transferidas para o Tmut. O pier 1 será liberado para termelétrica e siderúrgica.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE