A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que, a partir da próxima sexta-feira (5), serão necessários desvios no trânsito de veículos em vias próximas ao acesso ao terminal para a realização de obras de drenagem que têm o objetivo de acabar com alagamentos na região. De acordo com a APS, desde 20 de outubro está sendo feita uma pista alternativa para a passagem dos veículos.
Segundo a autoridade portuária, a nova via será usada porque faixas no sentido da saída do porto serão interditadas para obras de construção de um canal de drenagem. Além disso, a rotatória de Alemoa deixará de existir e será substituída por retornos nos dois sentidos.
PUBLICIDADE
Para a realização das obras, informou a APS, os veículos que chegam da Via Anchieta pelo viaduto Doutor Paulo Bonavides com destino à Alemoa Industrial terão que seguir pela primeira saída à direita, na Rua Doutor Albert Schweitzer, e fazer retorno por baixo do elevado pela Rua Augusto Scaraboto. Já os que saem do terminal da BTP em direção à Ponta da Praia sairão pela faixa da direita ao lado do viaduto e contornarão a Alemoa Industrial pelas ruas Aurélio Batista Félix, dos Italianos e Doutor Albert Schweitzer, atravessando à esquerda no semáforo para o viaduto Paulo Bonavides.
O desvio afetará apenas o trânsito no sentido da saída do porto. A APS explicou que, como a pista alternativa é mais estreita que a atual, há possibilidade de retenções de tráfego durante o período das obras, até dezembro de 2026.
De acordo com a APS, a região da Alemoa é um dos pontos críticos de alagamentos em Santos nos períodos de chuva, o que causa transtornos à população local e à operação portuária por causa da interrupção na circulação de caminhões, ônibus e carros. A empresa explicou que a vala de drenagem existente é insuficiente para o escoamento e, por isso, será substituída por um canal com cinco metros de extensão por dois metros de largura, quadruplicando a capacidade de vazão.
As obras incluem a troca do calçamento de paralelepípedos por asfalto, o que, segundo a APS, aumentará a fluidez do tráfego, porque haverá três faixas de rolamento bem definidas. A empresa informou que durante o período de obras agentes da Guarda Portuária orientarão os motoristas e que um guincho ficará à disposição para caso de necessidade de remoção de veículos.















