As obras de modernização do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, começam já na próxima quinta-feira (25). Inicialmente, vão ser feitos os trabalhos de derrocagem. A embarcação que vai retirar sedimentos do fundo do mar já está no local.
Outra etapa da modernização, a das obras de dragagem, deve ser iniciada no próximo semestre. As duas ações vão habilitar o Porto do Mucuripe a receber navios maiores, o que deve impulsionar as relações do Ceará com o comércio exterior.
O investimento é de R$ 7 milhões. O recurso, da Secretaria Especial de Portos, era o que faltava há anos para que fosse iniciada a derrocagem do Porto do Mucuripe. De acordo com o presidente da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novais, a remoção dos sedimentos do berço 103 era uma demanda antiga e vai modernizar o porto.
Os trabalhos, que têm licenciamento ambiental, começam nesta quinta-feira. A draga vai retirar, aproximadamente, 15 mil m³ de pedra do mar em um período de, no máximo, 10 meses.
Quando as obras forem concluídas, vão garantir melhor operacionalização do terminal cargueiro, destinado, principalmente, à atracação de navios graneleiros, em especial trigo, que abastecem o Ceará.
Porto do Mucuripe vai aumentar profundidade de 10,5m para 14m
Outra obra de modernização do porto é a de dragagem, que consite na retirada de areia. Os trabalhos devem começar no segundo semestre do ano. Serão R$ 63 milhões de investimentos para aumentar a profundidade do porto de 10,5 metros para 14 metros.
De acordo com o presidente da Companhia Docas, já estão previstas outras obras no porto do Mucuripe. A previsão é de que sejam incluídas na segunda etapa do programa de aceleração do crescimento, o PAC 2.
PUBLICIDADE
Fonte: Verdes Mares