MSC

Obras de prolongamento dos molhes do porto de Rio Grande na reta final

As obras de prolongamento dos Molhes da Barra do Rio Grande, que estão sendo executadas pelo consórcio CBPO Engenharia, Pedrasul Construtora, Carioca Christiani, Nielsen Engenharia e Ivaí Engenharia de Obras, entraram na reta final. Dos 370 metros previstos para a extensão do molhe leste (do lado de São José do Norte), 64% já foram concluídos, e dos 700 metros para o molhe oeste (do lado do Cassino), 82% já estão finalizados. Agora, com o trabalho de dragagem do canal iniciado, a previsão é de que as obras estejam finalizadas em abril de 2010, segundo o diretor de Contrato pela Odebrecht, Mauro Darzé.
Desde a retomada das obras, em janeiro de 2007, o mau tempo, os ventos fortes, ondas com mais de dois metros de altura, fortes correntes marítimas, problemas geotécnicos, além da complexidade da obra, dificultaram a sua execução. Porém, a estimativa é de entregá-la dentro do prazo previsto. Neste período, foram lançados 1.216.000 m³ de pedra e 3.390 tetrápodes, restando a serem lançados 145.000 m³ de pedras e 8.700 tetrápodes.
Conforme o consórcio, o projeto sempre destacou-se pelo ineditismo de muitas atividades desenvolvidas, como é o caso do lançamento marítimo de pedras com “split barge” (barcaça autotransportadora), da tecnologia de tetrápodes e o monitoramento geotécnico do subsolo marinho através de telemetria. “A investigação geotécnica do subsolo marinho, metodologia de execução inédita no Brasil, permite o monitoramento dos deslocamentos do leito marinho durante o lançamento de rochas na estrutura, proporcionando a rápida tomada de decisão para adequação de procedimentos, de forma a garantir o fator de segurança e a correta execução do empreendimento”, explica Darzé.
Ao longo do período de execução da obra, 560 pessoas foram contratadas, sendo 210 diretos e 350 através das prestadoras de serviço. Atualmente, são 490 integrantes, sendo 195 diretos e 295 prestadores de serviço. O objetivo do prolongamento dos dois longos braços de pedras, junto com o aprofundamento do canal que está em execução, é transformar o porto rio-grandino em um "Hub Port" do Mercosul.(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira