Obras do Cais das Artes próximo ao porto de Vitória

Complexo cultural de 30 mil m² projetado por Paulo Mendes da Rocha e o escritório Metro abrigará teatro, museu, biblioteca e auditório
Começaram nesta semana as obras do Cais das Artes, primeiro projeto assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha em sua terra natal, a cidade de Vitória, no Espírito Santo. O empreendimento foi concebido em parceria com o escritório paulistano Metro.
Divulgação: Metro
O complexo de cerca de 30 mil m² de área construída foi encomendado pela Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, que tinha como objetivo incluir o Estado no roteiro cultural do País. Dividido em dois edifícios, o projeto abrigará um teatro, museu, biblioteca, auditório e café.
O Cais das Artes é localizado na Enseada do Suá, extensa área plana próxima ao Porto de Vitória. "O projeto está em um lugar muito privilegiado, que tem uma relação forte com a natureza e uma paisagem incrível, já que do lado oposto estão as montanhas de Vila Velha e o Convento da Penha", explica um dos sócios-diretores do Metro, o arquiteto Martin Corullon.
Segundo o arquiteto, para deixar desimpedida a visão do entorno, os edifícios foram suspensos em relação ao solo, criando uma grande praça de uso público no local. A preocupação com a paisagem foi levada em consideração até mesmo ao projetar a circulação do museu: os arquitetos optaram por uma circulação vertical em rampa, que criará grandes varandas, permitindo ao visitante observar vários pontos marcantes da paisagem de Vitória.
O edifício do museu terá três pavimentos e abrigará 3 mil m² de área de exposição, o café, a biblioteca e o auditório. O prédio de 150 m de comprimento será interligado com um anexo de cinco andares, onde ficarão todos os ambientes administrativos do Cais das Artes.
No outro edifício, por sua vez, serão instalados o teatro multiuso com dois níveis de platéia, e as áreas de camarins e apoio. O teatro terá capacidade para receber até 1,3 mil espectadores e poderá ser usado para shows musicais, espetáculos teatrais, de dança e orquestras.
Os dois prédios do Cais das Artes serão construídos em estrutura mista de concreto e aço. "A obra deverá ser concluída entre o final de 2011 e o começo de 2012", prevê Corullon. A construção custará R$ 120 milhões ao Governo do Espírito Santo.

Fonte: piniweb/Ana Paula Rocha

PUBLICIDADE

Incatep




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira