O Ministro dos Portos, Lêonidas Cristino, oficializou ontem,quinta-feira (19), a vencedora da licitação para a construção do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador. O anúncio ocorreu em Brasília. A obra será executada pela Chroma Construções, e custará R$ 30,2 milhões.
Segundo o Ministro, a obra deverá seguir o cronograma previsto, de aproximadamente 13 meses. O Ministro vai assinar a ordem de serviço para o início imediato das obras nos próximos dias, em Salvador. O projeto foi concebido conjuntamente pela Companhia das Docas da Bahia (Codeba) e pela Fundação Mário Leal Ferreira, sob a coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).
A proposta foi validada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Pelo projeto, o empreendimento terá vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos, com centro gastronômico e de lazer numa área de 3.400 m2, onde atualmente funcionam os galpões 1 e 2.
Abrigará o embarque e desembarque com espaço para check-in e check-out, alfândega, área de despacho de bagagens, espaço de convivência, restaurante e local para instalação dos postos de órgãos ligados à atividade portuária. Além disso, terá mais 5.600 m2 para estacionamento de carros de passeio, ônibus, vans e táxis. O Porto de Salvador receberá ainda investimentos na ampliação do quebra-mar norte e construção do segundo terminal de contêineres.
Fonte: Correio da Bahia
PUBLICIDADE