Previsto para ser entregue antes da Copa do Mundo de Futebol, em dezembro de 2013, o novo terminal de passageiros do porto do Mucuripe já tem 5% da construção à frente do previsto pelo cronograma, segundo afirmou ontem à noite o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, responsável pela administração do terminal.
"Mas deve avançar ainda mais por que início é sempre lento por conta da confecção das estacas utilizadas", garantiu durante a cerimônia de batismo do Centro Vocacional Técnico (CVT) do porto.
A expectativa dele é que o avanço seja de dois meses daqui para frente devido ao novo ritmo empregado pelo consórcio construtor Constremac-Serveng. De acordo com ele, "concomitantemente à confecção e cravação das estacas, estão sendo feitos os pré-moldados das lajes".
Os tais pré-moldados fazem parte da construção civil do novo terminal, que será iniciada tão logo as estacas estejam fixadas no terreno.
O projeto
Ao todo, serão investidos R$ 118,4 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento da Copa do Mundo, o PAC Copa. Atualmente, a CDC já dispõe de 53% do recurso e iniciou as obras em fevereiro deste ano, com a limpeza da área.
Dragagem ainda espera
Outra obra esperada pelo Porto do Mucuripe, segundo contou Holanda, já foi concluída e espera homologação da Marinha do Brasil. Trata-se da dragagem do porto que amplia o calado (profundidade do cais onde aportam os navios) para 14 metros.
O presidente da CDC contou que aguarda o documento, chamado de carta náutica, da Secretaria Especial dos Portos para a Marinha do Brasil. Desta última, depois de vistoria ao Mucuripe, deve, enfim, ser emitida a homologação da dragagem.
"Não posso dizer que o calado já é esse por que há uma liturgia que prevê essa homologação da Marinha", justificou.
Fonte: Diário do Nordeste
PUBLICIDADE