O secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos, Mauro Knijnik, foi recebido, na manhã de ontem, 05, pelo reitor da Furg, João Carlos Brahm Cousin, para uma reunião sobre o projeto Oceanário Brasil. Estiveram presentes o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, o superintendente do Porto do Rio Grande Dirceu Lopes e os vereadores Luiz Francisco Spotorno e Claudio Costa. Após a reunião, todos foram ao local onde será construído o acesso dos veículos para construção do Oceanário.
O deputado e o reitor explicaram ao secretário a necessidade de liberação oficial da área para o acesso ao empreendimento da Furg, a qual pertence à Zona de Processamento de Exportações (ZPE), que será extinta. Já Dirceu Lopes garantiu que o Oceanário é, para Rio Grande, tão importante quanto o Polo Naval, tendo ainda a característica de um empreendimento turístico perene. Alertou que toda a demora num projeto como esse acaba prejudicando o orçamento, tornando o processo longo demais e encarecendo-o.
O reitor da Furg mostrou detalhes, que já foram também entregues na Secretaria, demonstrando a viabilidade econômica e ambiental do projeto, com as licenças e estudos necessários à construção. Solicitou que seja liberado o acesso para as máquinas, veículos e pessoal necessário à obra e a cessão definitiva do espaço necessário ao oceanário, o mais rápido possível.
Segundo Knijnik, o Governo do Estado é totalmente favorável ao projeto Oceanário. Disse que estão sendo tomados todos os cuidados para que a obra se desenvolva sem problemas. “Vamos viabilizar de imediato a liberação dos acessos e do processo de cedência do local. O governador Tarso Genro é quem mais me tem cobrado o apoio a esse projeto”, disse Knijnik.
Servidores das áreas jurídica e técnica da secretaria também chegaram a Rio Grande nesta quarta-feira e, segundo informações dadas na reunião, ficarão na cidade até resolver a questão. Para o reitor João Carlos Cousin, a reunião mostrou a boa vontade do governo do Estado em solucionar as pendências e a expectativa é de que o Oceanário Brasil possa ter iniciada sua construção nas próximas semanas.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE