O Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos (OGMO-Santos) alerta os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) para a necessidade de renovação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). A partir deste mês, os trabalhadores que estiverem com o documento desatualizado serão bloqueados no sistema de escalação para o trabalho no porto e ficarão impedidos de exercer suas atividades laborais até que a pendência seja solucionada. De acordo com o Ogmo-Santos, o bloqueio também será feito nos casos em que o trabalhador for considerado inapto para as atividades que ofereçam riscos a sua saúde e integridade física.
O Ogmo-Santos alega que a medida busca proteger o trabalhador, respeitando as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR-1, NR-7 e NR-29). O Ogmo ressalta que realiza anualmente campanha e convoca todos os trabalhadores portuários para a renovação do ASO. A recomendação do órgão é que o trabalhador compareça ao setor de medicina ocupacional, no mês que antecede o seu aniversário, a fim de agendar e realizar os exames laboratoriais.
Já no mês de aniversário, o TPA deve passar por exame clínico com o médico do trabalho do OGMO para a obtenção do ASO. O setor de Medicina do Trabalho do OGMO-Santos funciona das 8:00 horas às 11:45 horas e das 13:00 horas às 17:45 horas, no posto de escalação 3, localizado à Avenida Mário Covas, s/nº, em Santos. O telefone para contato é o (13) 3273-5514.
PUBLICIDADE
(Da Redação)