Receba notícias em seu email

MSC

Ogmo Santos realiza diplomação de 300 novos trabalhadores portuários avulsos

Profissionais atuarão na categoria Estiva após processo seletivo conduzido pelo IDCAP

O Órgão de Gestão da Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (Ogmo/Santos) acaba de diplomar300 novos trabalhadores portuários avulsos. Todos foram aprovados em um processo seletivo que durou aproximadamente oito meses e atuarão na categoria Estiva.


PUBLICIDADE



Conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), o processo seletivo foi encerrado em 27 de maio de 2025, com a conclusão do curso de formação ministrado pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP). Antes disso, os candidatos passaram por seis etapas: prova objetiva, avaliação de títulos, teste de avaliação física, teste de avaliação psicológica, apresentação de documentos e comprovação de requisitos para exercício da atividade de trabalhador portuário avulso e exame médico.

O diretor executivo do Ogmo/Santos, Evandro Schmidt Pause, conta que mais de seis mil candidatos participaram deste processo seletivo, o terceiro realizado pela atual administração da entidade. “Tivemos um número expressivo de inscritos no processo seletivo e pela primeira vez contaremos com a diplomação de 13 mulheres, o que representa um marco importante para a inclusão de gênero na categoria. Essas são as primeiras trabalhadoras portuárias avulsas da categoria de Estiva do Porto de Santos”, destaca.

Evandro ressalta que a abertura das novas vagas decorre de convenção coletiva assinada pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão -Sindestiva.

Esta é a terceira vez, nos últimos três anos, que o Ogmo/Santos amplia o seu quadro de trabalhadores. Em 2023, foram diplomados profissionais da categoria Consertadores. Já em 2024, foi a vez da categoria Bloco ter novas inclusões. Ambos os processos também foram conduzidos pelo IDCAP.

Além destes três processos seletivos, o Ogmo/Santos está conduzindo um quarto processo seletivo para a categoria de Capatazia-Sindogeesp, que se iniciou no final de 2024 e está na fase de curso de formação, última etapa do processo seletivo. A diplomação dos 200 novos trabalhadores portuários avulsos desta categoria está prevista para o início de agosto.

 






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira