Após seis meses de processo seletivo, 46 profissionais atuarão na categoria Bloco
O Órgão de Gestão da Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (Ogmo/Santos) realizou, nesta quarta-feira (24), a diplomação de 46 novos trabalhadores portuários avulsos. Todos passaram por um processo seletivo que durou aproximadamente seis meses e estão habilitados para a categoria Bloco. A cerimônia foi realizada na sede da subseção Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Santos).
PUBLICIDADE
Conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), o processo seletivo foi encerrado em 12 de abril, com a conclusão do curso de formação, realizado pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep). Antes disso, porém, os candidatos passaram por cinco etapas, que incluem prova objetiva, teste de aptidão física para a atividade, teste de avaliação psicológica, comprovação de documentos e exame médico.
De acordo com o diretor-executivo do Ogmo/Santos, Evandro Schmidt Pause, cerca de dois mil candidatos participaram do processo seletivo. A abertura das novas vagas foi possível após a assinatura de uma convenção coletiva entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) e o Sindicato dos Trabalhadores de Bloco dos Portos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião.
O edital publicado pelo IDCAP não limitou a faixa etária ou gênero dos participantes. De acordo com o Ogmo/Santos, entre os aprovados a média é de 25 anos de idade e há uma mulher. “Hoje, o Bloco tem em torno de 50 trabalhadores ativos e vamos dobrar essa quantidade com a entrada desse novo grupo. Para o Porto de Santos, isso é bastante importante, trazer pessoas que estão com uma visão nova, que estão começando e vão ter 30, 40 anos de horizonte para atender às atividades. Uma das virtudes deste processo é a oxigenação do sistema, bem como a participação feminina”, diz Pause.
Segundo o diretor do Ogmo/Santos, após a diplomação um leque de oportunidades se abre para esses profissionais. “Eles também podem e provavelmente serão treinados como trabalhadores multifuncionais, e também podem concorrer a vagas com vínculo empregatício oferecidas pelos operadores portuários”.
Esta é a segunda vez em cerca de um ano que o Ogmo/Santos amplia seu quadro de trabalhadores. Em 2023, foi realizada a diplomação de 47 trabalhadores da categoria Consertadores, em um processo também conduzido pelo IDCAP, através de um método transparente e isonômico, com base nas convenções assinadas pelos sindicatos.