A Ponte Newton Navarro, em Natal (RN), será revitalizada com um investimento de R$ 47 milhões por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O valor será destinado à construção dos dolfins de proteção nos pilares (defensas) do vão navegável, para garantir mais segurança nas manobras das embarcações que acessam o Porto de Natal. O anúncio foi feito no dia 16 de outubro pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
As obras, que serão realizadas nos apoios 17 e 18 da ponte, têm previsão de início em janeiro de 2025 e conclusão em junho de 2026. A ação é uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Atualmente, há restrições de manobras noturnas no porto, o que aumenta os custos para os clientes. Com as defensas, será possível receber navios maiores em qualquer horário, otimizando a logística portuária.
PUBLICIDADE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no evento, também anunciou outros investimentos para o Rio Grande do Norte, como obras de saneamento básico, abastecimento de água e a construção de duas mil cisternas. Lula destacou o compromisso do governo federal com o Nordeste e ressaltou a importância da infraestrutura para o desenvolvimento regional.