Nos últimos dias 23 e 24, a Escola de Educação Profissional São Jorge realizou o seu 2º Seminário Parâmetro Logístico Portuário frente à globalização. O evento ocorreu no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar e foi dirigido a estudantes, profissionais da área e demais interessados no assunto.
No primeiro dia, houve uma apresentação cultural e palestras ministradas por Márcio Socoowski Azevedo, professor da escola São Jorge e despachante aduaneiro, e pelo chefe da Divisão de Qualidade e Contratos da Superintendência do Porto do Rio Grande, Ademir Casartelli. O primeiro abordou "A importância dos terminais retroportuários de contêiner no porto do Rio Grande" e o segundo, "Projetos e Perspectivas para o Porto do Rio Grande".
No sábado, as palestras foram sobre a "A importância dos terminais portuários no comércio exterior brasileiro", "O porto do Rio Grande no cenário internacional marítimo e portuário", e "Sistema Pampa: Uma ferramenta de logística". O primeiro assunto foi abordado por Gustavo Lontra e Fábio Neves, ambos do Tecon e professores da escola São Jorge. O segundo tema teve como palestrante Enéas José da Silva Júnior, consultor em serviços marítimos e logísticos, e o terceiro, Edilon Oliveira Soares Júnior, encarregado de Logística da CCGL.
O seminário objetivou integrar os Cursos Técnicos da Escola de Educação Profissional São Jorge, a fim de que os alunos pudessem compartilhar experiências acadêmicas, bem como interagir com profissionais ligados a sua futura área de atuação. A intenção também foi possibilitar o diálogo entre os diversos elos abrangidos pelo setor, de modo a permitir o compartilhamento de informações, as dificuldades que recaem sobre o sistema logístico-portuário e as evoluções e tendências verificadas que visam a ganhos logísticos.
Fonte: Jornal Agora (RS)/ Carmem Ziebell
PUBLICIDADE