Receba notícias em seu email

MSC

Paranaguá investe R$ 12 milhões em equipamentos para eliminar partículas aéreas

A Portos do Paraná vai investir R$ 12,2 milhões para instalar no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá (PR) quatro equipamentos, chamados de tubos telescópicos, para eliminar a emissão de partículas aéreas de grãos e farelos durante a movimentação. Eles serão acoplados à ponta do shiploader, usado para carregar navios, e têm capacidade de operação de até duas mil toneladas por hora. Esse corredor inclui os berços 212, 213 e 214 e por onde passa grande parte das cargas de granéis sólidos de exportação.

De acordo com a autoridade portuária, a instalação do primeiro foi iniciada na segunda-feira (15), para atender a recomendações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visando reduzir a emissão de partículas suspensas durante os carregamentos. A companhia informou que a previsão é de que todos estejam em operação até fevereiro de 2026 e que o período de instalação será o mesmo de manutenção já programada pela Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp).


PUBLICIDADE



Com os quatro em operação, serão melhoradas as condições ambientais e as condições de trabalho dos estivadores e arrumadores, que hoje convivem com as partículas. Além disso, os equipamentos permitirão reduzir o consumo de energia e aumentar a produtividade nas operações.

O gerente de manutenção geral da Portos do Paraná, Normando Marcondes, explicou que o tubo telescópico reduz o consumo elétrico porque usa menos motores . Segundo Marcondes, outra vantagem é que a manutenção é mais simples, já que os equipamentos não têm sistema de filtros, dispensando paradas para substituição.

 






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira