Navalshore 2024

Pátio de contêineres trará novos negócios ao porto do Pecém

As propostas da licitação para o pátio de cabotagem do Porto do Pecém devem ser abertas dia 29 de julho. A área de segregação vai acelerar a liberação de contêineres e dar oportunidades a novos negócios em função do melhoramento da logística
Mais uma engrenagem é ajustada na logística no Ceará. A abertura das propostas para a licitação do terminal de cabotagem (navegação entre portos de um país) está agendada para dia 29 de julho.
Com o valor estimado de R$ 2,3 milhões, a construção da área de segregação de 20 mil metros quadrados vai dar celeridade à liberação de cargas, além de oportunizar novos negócios que utilizam o modal aquaviário.
Será um espaço exclusivo para contêineres de cabotagem. Com isso, a carga ficará separada dos contêineres de comércio exterior, que precisam passar pela fiscalização da Receita Federal. Por isso, a importância de isolar as mercadorias, explica o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira.
Com mais agilidade, aumenta o fluxo de chegada e saída de produtos. “O novo pátio é muito importante, porque o Porto do Pecém vai ser um porto central do Brasil. É a última saída para a Europa. O transporte para o Nordeste vai ficar mais barato”, analisa.
Associada à Ferrovia Transnordestina, a cabotagem promete ser um modal decisivo para o surgimento de novos negócios. “Os dois, juntos, facilitam a logística. O Porto do Pecém tem que exercitar a cabotagem, porque tanto podem chegar produtos, quanto sair”, explica.
Mário Lima Júnior, diretor de Desenvolvimento Comercial da Cearaporto, empresa que administra do Porto do Pecém, afina o discurso. Para ele, o novo terminal de cabotagem cria condições para dar maior agilidade tanto na parte operacional quanto fiscal. “Facilita o trabalho da Receita Federal e o trabalho da Fazenda Estadual, que trabalha na cabotagem. É mais eficiência nas movimentações portuárias pela melhor segregação de cargas”, reitera.
Crescimento
Os dados sobre a movimentação do Porto do Pecém de junho ainda estão em fase de consolidação, mas O POVO teve acesso aos números relativos ao transporte de cabotagem deste período. A importação de gás natural para o Terminal de Regaseificação da Petrobras e do sal foi responsáveis pelo crescimento de 65% na tonelagem movimentada porto. Em 2009, 188.733 toneladas. Em 2010, 311.220 toneladas.

Na quantidade de contêineres comercializados, o crescimento foi de 17%, com 21.230 unidades, em 2009, e 24.889, este ano. Os dados são referentes ao período de janeiro a 30 de junho dos dois anos analisados. (Andreh Jonathas)

NÚMEROS

65 POR CENTO É QUANTO CRESCEU A TONELAGEM DA CABOTAGEM NO PECÉM
2,3 MILHÕES É A ESTIMATIVA DO CUSTO DO TERMINAL DE CABOTAGEM DO PORTO

Fonte: O Povo

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira