O descarregamento de uma peça de 82 toneladas - parte do lote de quatro equipamentos que serão destinados à ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas – teve início por volta das 13h do último sábado e durou cerca de 40 minutos. A gigante precisou ser içada por guindaste de dentro de um navio vindo da Itália, que está atracado no porto de Rio Grande, no sul do Estado.
A peça é a quarta e última do lote que irá compor a maior operação de transporte de cargas já realizada no Estado. Com a sua chegada vai faltar somente a liberação da Receita Federal para que tenha início a viagem de Rio Grande até Canoas. Essa espera, segundo o grupo Darcy Pacheco, responsável pelo transporte, pode levar até uma semana. As outras peças que compõe o lote também foram importadas da Itália e estão armazenadas no Porto Novo de Rio Grande há cerca de 50 dias.
A partir da liberação serão nove dias de operação e oito de viagem. Nos dois primeiros dias as quatro peças serão transportadas em uma balsa (pela Lagoa dos Patos, Estuário do Guaíba e Rio Taquari), de Rio Grande até Triunfo. Na sequência serão seis dias para completar o trecho de 65 quilômetros, até Canoas.
O lote, que tem altura equivalente a um prédio de quatro andares, será transportado em quatro veículos. Devido à complexidade do transporte será necessária uma operação conjunta com Polícia Rodoviária Federal e Estadual e empresas responsáveis pelo desligamento da rede elétrica, de telefonia e TV a cabo. Serão cerca de 30 profissionais envolvidos.
No trecho por onde o comboio vai passar haverá a interrupção de energia elétrica e no serviço de telefonia. Existe também previsão de bloqueio nas rodovias.
As peças serão revestidas com mantas de borracha isolantes, para que possam resistir até 24 mil Volts. Se chover, o transporte corre o risco de não poder ser realizado, isso devido à redução de visibilidade e segurança junto aos serviços de rede elétrica.
O que será transportado (de Rio Grande até a Refap, em Canoas):
— Dois tanques de 14 metros de comprimento, 8,5 metros de altura e 51 toneladas.
— Um tanque de 13 metros de comprimento, 6,8 metros de altura e 27 toneladas.
— Um vaso de 13,5 metros de comprimento, 7,7 metros de altura e 82 toneladas.
Fonte: Zero Hora / Joice Bacelo
PUBLICIDADE