O navio de bandeira alemã “Beluga Fighter” atracou no final da manhã de ontem no cais do Porto Novo do Rio Grande, com 11 peças de segmento de torre em aço com 25 metros de comprimento e peso de 42 toneladas cada; seis conjuntos de módulos elétricos (transformadores) e um conjunto completo de carenagens. O desembarque das peças, importadas da Alemanha, começou às 13h45min e deveria estender-se até as 7h da manhã deste sábado. A operação de descarga e transporte das peças em carretas até o local de armazenagem no pátio do cais público, envolveu em torno de 30 trabalhadores.
As peças irão para as cidades gaúchas de Rosário, Livramento, Tramandaí e Palmares, onde a empresa Wobben Windpower está montando parques eólicos. Segundo o responsável pelo transporte da empresa, Altamir Belatoni, as peças ficarão armazenadas no porto rio-grandino até a liberação da Receita Federal, e a previsão é que o transporte comece na próxima terça-feira, 21, quando três carretas sairão escoltadas por rodovia.
Na tarde deste sábado, terá início o embarque, no mesmo navio, de oito transformadores grandes, de 76 toneladas cada, construídos no interior do Estado, que irão para o Porto de Pecém.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Raquel Santos
PUBLICIDADE