O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou, nesta terça-feira (27), a entrega ao Porto de Pecém, no Ceará, do Selo de Sustentabilidade na categoria Bronze por seu projeto de reuso da água de sua estação de tratamento de esgoto para irrigar áreas verdes e regar as flores de seus jardins.
No terminal cearense, cada um dos seis jardins é irrigado diariamente com água de cisterna específica, com capacidade para armazenar três mil litros e abastecida pela estação de tratamento. O volume é usado na limpeza e manutenção das áreas verdes e nos vasos sanitários, e o sistema de reuso do porto do tem capacidade para até 1.200 metros cúbico por mês.
PUBLICIDADE
O gerente de manutenção do Complexo do Pecém, Marco Ximenes, explicou que o reuso da água faz parte do projeto de sustentabilidade para reduzir os impactos causados pela atividade do terminal, que é offshore. A autoridade portuária informou que está em desenvolvimento projeto para reaproveitamento dos resíduos sólidos da estação de tratamento de esgoto para fins de compostagem.
Segundo ele, o projeto-piloto será iniciado em 2026 com inciativas para que o material sólido da estação de tratamento seja usado como adubo nos jardins. Além disso, há previsão de que os restos de alimentos do restaurante também passem por compostagem para adubar as áreas verdes.


















