Cerca de 400 pescadores e marisqueiros da Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos, realizam manifestação na entrada do Porto de Aratu, próximo à entrada do canal de Cotegipe, nesta terça-feira, 21. Queimando pneus e galhos de árvores, os trabalhadores fecharam o acesso ao porto impedindo a entrada de caminhões. Por causa do protesto, um congestionamento de pelo menos 5 km é registrado no local.
Segundo a presidente da colônia de pescadores da Ilha de Maré, Marizélia Lopes, o objetivo do movimento é protestar contra a dragagem, técnica de engenharia utilizada para remoção do solo no fundo do mar com intuito de aumentar a profundidade do porto. A obra está sendo realizada pelo Ministério dos Portos em parceria com o Governo do Estado para proporcionar o atracamento de embarcações de grande porte em Aratu.
De acordo com os manifestantes, os trabalhos estão causando a mortandade dos peixes e prejudicando a maré. Para resolver o impasse, o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Renato Teles, está no local e afirma que irá negociar com os pescadores o encarramento do protesto.
Fonte: A TARDE On Line*/
PUBLICIDADE