Navalshore 2024

Pescadores e marisqueiros fecham entrada do Porto de Aratu em protesto

Cerca de 400 pescadores e marisqueiros da Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos, realizam manifestação na entrada do Porto de Aratu, próximo à entrada do canal de Cotegipe, nesta terça-feira, 21. Queimando pneus e galhos de árvores, os trabalhadores fecharam o acesso ao porto impedindo a entrada de caminhões. Por causa do protesto, um congestionamento de pelo menos 5 km é registrado no local.

Segundo a presidente da colônia de pescadores da Ilha de Maré, Marizélia Lopes, o objetivo do movimento é protestar contra a dragagem, técnica de engenharia utilizada para remoção do solo no fundo do mar com intuito de aumentar a profundidade do porto. A obra está sendo realizada pelo Ministério dos Portos em parceria com o Governo do Estado para proporcionar o atracamento de embarcações de grande porte em Aratu.

De acordo com os manifestantes, os trabalhos estão causando a mortandade dos peixes e prejudicando a maré. Para resolver o impasse, o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Renato Teles, está no local e afirma que irá negociar com os pescadores o encarramento do protesto.

Fonte: A TARDE On Line*/

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira