Piloni solicitará vacinação prioritária para portuários

O secretário Nacional dos Portos, Diogo Piloni e Silva, solicitará ao Ministério da Saúde a vacinação rápida de portuários. Um dos argumentos é o risco logístico e de abastecimento no caso de contágio, já que a categoria trabalha em condições de exposição do vírus. A média de idade dos portuários é de 55 anos.

Piloni participou de reunião nesta quarta-feira (7) com a deputada federal Rosana Valle (PSB) e sindicatos de portuários.

O secretário ouviu dos sindicalistas que a categoria está no limite em relação ao risco de contaminação e que não há medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 a bordo dos navios. Piloni prometeu exigir tais medidas das autoridades portuárias nas próximas horas.

PUBLICIDADE

Incatep


Segundo uma fonte que teve acesso à reunião, o secretário Nacional dos Portos anunciou que será apresentada ao Congresso Nacional uma nova medida provisória para garantir o afastamento remunerado dos trabalhadores portuários idosos. O texto da nova MP chegaria aos deputados nas próximas horas.

Rosana Valle lembrou ao secretário que os portuários nunca pararam de trabalhar nesta pandemia. “Eles são considerados essenciais por manterem a economia do país e milhares de empregos. Mas não têm ideia de quando serão vacinados, apesar de correrem risco todo dia dentro dos navios, onde mantêm contato com tripulantes do mundo inteiro”, afirmou.

Segundo a parlamentar, os portuários não querem furar fila. “Pedem apenas respeito e as medidas de proteção que valeram ano passado, pois a pandemia continua e muito mais grave”, afirmou Rosana.

Participaram da reunião Mário Teixeira, presidente da Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores e Vigias; José Adilson, presidente da Federação Nacional dos Estivadores; Eduardo Guterra, da Federação Nacional dos Portuários; Bruno José dos Santos, do Sindicato dos Estivadores de Santos; e Claudiomiro Machado, do Sindicato dos Trabalhadores Portuários.

Também participaram Everandy Cirino dos Santos, do Sindicato da Administração Portuária; Robson Wilson dos Santos, do Sindicato da Estiva de São Sebastião; José Cavalcanti Pessoa, do Sindicato dos Vigias Portuários; Paulo Antonio da Rocha, do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras; Adilson de Souza, do Sindicato dos Consertadores de Carga e Descarga do Porto de Santos; Wilk Aparecido Santa Cruz, do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos; e Wilson Roberto de Lima, do Sindicato dos Trabalhadores do Bloco.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira