Ecobrasil

Planejamento ambiental aumento a credibilidade dos portos paranaenses

“Mais de dois mil navios operam anualmente nos terminais marítimos paranaenses. Dotar os portos de Paranaguá e Antonina de eficientes controles ambientais é obrigação do poder público. A ação pró-ativa não deve focar apenas as questões preventivas, mas também ser vista como uma ferramenta para aumentar a competitividade dos portos diante das exigências ambientais internacionais, cada vez mais presentes no mercado exportador e importador.”

A afirmação foi feita pelo secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior, que se reuniu com técnicos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina para discutir a adequação da operação portuária às normas ambientais internacionais. “A estrutura ambiental dentro do porto e em toda a área retroportuária deve acompanhar e monitorar o despejo do lastro, da água e do combustível para maior credibilidade operacional com a adoção da ISO ambiental, seguindo o preceito dos grandes portos”, acrescentou.

O desenvolvimento da infraestrutura marítima, de acostagem e de operação portuária deve permanentemente ser monitorado através de um Escritório de Qualidade Ambiental que deverá conduzir os procedimentos sistêmicos, de treinamento e de instruções dirigidos a toda comunidade portuária, ou seja, primeiro prevenir e, em eventuais danos ambientais, ter um eficiente método que normatize o que fazer, acionando rapidamente os agentes de reduzem os riscos ambientais, acrescentou Stamm.

Viabilizar a estrutura dos portos e os processos portuários visando um Plano de Emergência a partir do monitoramento do dia a dia dos procedimentos operacionais, como forma de estabelecer as regras para manipulação e destinação de resíduos, também foi defendido por Stamm, que disse ver na ação preventiva uma maneira de ampliar a expressiva participação do modal marítimo do Estado no comércio internacional.

Fonte: Agência Estadual de Notícias



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira