A Secretaria de Portos (SEP) publicou, no final de fevereiro, o edital de licitação para a dragagem de manutenção do porto de Santos. As ações compreendem a adequação e manutenção de profundidade do canal de acesso (15 metros), dos berços de atracação e suas respectivas profundidades de projeto. As obras marcam o início da segunda fase do Plano Nacional de Dragagem (PND-2), lançado em 2012, e integram o Programa de Investimento em Logística – Portos.
A licitação será feita pelo regime de contratação integrada e compreenderá a elaboração do projeto básico e projeto executivo, incluindo a realização de estudos essenciais para obtenção de dados primários e execução da obra. O contrato terá validade de três anos.
PUBLICIDADE
A SEP informou que, para aumentar a concorrência, fará prospecção internacional, visando atrair empresas de países como Estados Unidos, Bélgica, Holanda, China, Dinamarca, Portugal e Itália. “Estamos mandando cartas para mais de 15 empresas e para embaixadas. A ideia é aumentar a concorrência na licitação para que tenhamos uma ampla competição e também para mostrar que o mercado brasileiro de dragagem vai aquecer”, afirma o secretário de infraestrutura portuária, Tiago Correia. Ele promete que o cronograma será forte em 2014.