Ecobrasil

Porto de Angra terá capacidade maior de movimentação

Angra dos Reis -  As atividades de dragagem do Terminal Portuário de Angra dos Reis terminaram. A profundidade do canal de acesso ao porto passou de 8,5 m para 10 m, onde foram dragados 68 mil m³ de sedimentos. A iniciativa fez parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O trabalho de dragagem foi acompanhado por um programa de gerenciamento ambiental conduzido pela Coppe/UFRJ, por meio do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig). O objetivo deste programa foi avaliar o grau de interferência da obra no ambiente e dar apoio às ações de controle, monitoramento e prevenção dos impactos ambientais gerados pelas atividades.

O destaque das ações do projeto foi o cuidado com o ambiente. Técnicos do Programa de Gerenciamento Ambiental realizaram coletas de água antes, durante e depois da dragagem, com o intuito de avaliar sua qualidade nas áreas de dragagem e de disposição oceânica (bota-fora) - local em alto-mar determinado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para despejo do material retirado pela draga. Com o objetivo de sensibilizar o público diretamente envolvido nas atividades de dragagem, quanto às principais questões ambientais, foi implementado um Programa de Educação Ambiental para os tripulantes das dragas - brasileiros e estrangeiros, entre eles chineses. Com isso, a dragagem foi concluída com sucesso.

Fonte: Diário do Vale/Felipe de Souza

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira