MSC

Porto de Cabedelo regulariza situação da guarda que volta a atuar com porte federal

Após anos de atuação irregular, a segurança do Porto de Cabedelo finalmente conseguiu regularizar sua situação. É que esta semana a guarda portuária de Cabedelo enfim voltou a trabalhar com o porte federal de armas, expedido pela Superintendência da Polícia Federal. O porte dos guardas havia expirado em 1998 e de lá para cá nada tinha sido feito para renovar a habilitação até que a atual gestão do terminal paraibano, que tem à frente o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, solicitou treinamento para capacitar e legitimar a ação dos integrantes da guarda do porto paraibano. “Agora toda nossa guarda está devidamente capacitada e opera dentro da Lei”, disse Wagner.

O diretor presidente da Companhia Docas informou ainda que todo o corpo de segurança do terminal foi submetido a exames psicotécnicos, aplicados por psicólogos da Polícia Federal e que todos os guardas também passaram por treinamento de tiros realizado por Academias especializadas e autorizadas pela Polícia. “Só após todos esses testes é que os guardas receberem o porte”, assegura Breckenfeld, lembrando que a habilitação tem a duração de apenas três anos sendo, portanto, necessária sua renovação no ano de 2013.

Outra novidade é que agora guarda portuária também está totalmente capacitada para o combate e prevenção de incêndios. Antes da realização da capacitação dos guardas portuários para a renovação do porte de armas, o corpo de segurança do Porto também se submeteu ao curso de bombeiro civil ou “brigada”. Segundo o Coordenador de Segurança do Porto de Cabedelo, Félix Lima, a ideia é ter no porto pessoas preparadas para o combate de incêndios, visto que no terminal, além de atracarem diversos navios carregados de combustível, também existem estoques do material no terminal, sendo a presença de pessoas preparadas para o combate e a prevenção de incêndios imprescindível.

PUBLICIDADE

MCI


Fonte: Click PB



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira