O porto de Everglades, no sul da Flórida (EUA), comemora o aumento de movimentação de contêineres, que sinaliza que o comércio na região está melhorando. Para outubro e novembro de 2010, os dois primeiros meses do ano fiscal, o porto registrou aumento de 9,6% em comparação a igual período de 2009.
Nos dois meses, o volume total movimentado foi de 136.658 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), acima dos 124.693 TEUs de 2009. No entanto, os valores de 2010 ficaram abaixo do registrado dois anos antes, quando o porto de Everglades registrou movimentação recorde. Segundo a empresa, o resultado deste ano é visto como uma tendência positiva.
PUBLICIDADE
“Este é um aumento significativo se comparado com 2009, por isso estamos cautelosamente otimistas. Acreditamos que esta expansão é sinal de que o comércio internacional está se recuperando”, afirma o diretor do porto, Phil Allen.
Segundo funcionários do porto, o novo serviço a partir do extremo Oriente é em parte responsável pelo aumento da movimentação. A CSAV começou esse serviço em junho, que inclui a rota de dez navios que fazem ligações semanais entre Everglades e a Ásia, passando pelo Canal do Panamá, pela Costa Leste dos EUA e pelo Caribe.
Da redação