O Porto de Fortaleza teve recorde de movimentação de mercadorias em 2010, com 4.270.481,66 toneladas movimentadas entre importação e exportação de janeiro a dezembro. O número representa um incremento de 23,74% em relação ao volume movimentado no mesmo período de 2009, com 3.451.309,04 toneladas.
Foram 819.172,62 toneladas a mais, tendo como destaque o aumento na movimentação da Carga Geral, a partir do trilho, cimento e produtos siderúrgicos, além das frutas. O Granel Líquido também foi destaque com o asfalto. No item Granel Sólido, registrou-se aumento do trigo e do malte. O Porto de Fortaleza recebeu mais de 565 atracações de navios de carga, entre cargueiros, graneleiros e porta contêineres.
A expectativa para os próximos anos, com a finalização da obra de dragagem (retirada de areia do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação de navios) é que a movimentação de cargas no Mucuripe aumente em até 30%. Esse aumento será diretamente proporcional ao aumento da renda dos trabalhadores portuários avulsos e da receita dos operadores portuários e da própria CDC.
Para 2011, há o projeto para a construção de um novo cais de atracação preferencial para navios de turismo, uma estação de passageiros e uma retroárea. Também existem projetos para uma nova pavimentação e a obra de derrocamento (retirada de pedras) para -13m do berço 103 (preferencial para o trigo) do Porto de Fortaleza.
Também foram anunciadas obras de melhoria como a troca das defensas (equipamentos que protegem os navios do impacto contra o cais), a construção da área de lavagem de máquinas, novas subestações de energia, ampliação do parque de tomadas frigoríficas, além de nova iluminação industrial.
Fonte: O Povo Online
PUBLICIDADE