O porto de Imbituba, em Santa Catarina, anunciou que está na fase final dos preparativos para a publicação do edital de licitação para o arrendamento do Terminal de Fertilizantes e de Ração Animal. De acordo com informações fornecidas pela assessoria de imprensa do porto, o edital já foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e publicado no Diário Oficial da União.
"Aguardávamos pela aprovação deste edital há pelo menos três anos, pois o Terminal requer investimentos para que Imbituba continue na rota do fertilizante importado", afirma, em comunicado, o administrador do porto, Jeziel Pamato de Souza. Segundo o executivo, a capacidade operacional atual das instalações já é insuficiente para atender a demanda. Os fertilizantes importados costumam cobrir cerca de 70% da demanda brasileira.
A expectativa em Imbituba é que o vencedor da licitação do terminal saia ainda neste primeiro semestre. Segundo a administração do porto, outro objetivo é ampliar o escoamento da produção do norte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná.
Já há quatro terminais de uso público e gestão privada na área do porto catarinense: o de carga frigorificada da Frangosul (controlada pela multinacional francesa Doux), o de coque da CRB (Grupo Votorantim), o de contêineres da Tecon Imbituba e o de carga geral da Union Armazenagem e Operações Portuárias - os dois últimos do Santos Brasil.
Pelas regras da licitação do novo terminal, a empresa vencedora terá de investir R$ 17,8 milhões nos primeiros cinco anos de arrendamento. Em 2009, sempre conforme informações fornecidas pelo porto, o total de cargas movimentadas por Imbituba chegou a 1,8 milhão de toneladas, sendo 1,4 milhão em importações. Das importações, os fertilizantes representaram 15%. (fonte: Valor)
PUBLICIDADE