MSC

Porto de Imbituba comemora um início de ano com resultados expressivos

O Porto de Imbituba movimentou em janeiro cerca de 612 mil toneladas, resultando em um crescimento de 19%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Em janeiro, atracaram 25 navios em uma média de 24,5 mil toneladas por embarcação, demonstrando o recebimento de maiores volumes por operação. As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo porto e, dentre todos os embarques e desembarques, os maiores volumes operados foram o coque de petróleo, hulha betuminosa, sal, soja, farelos de milho e de soja e contêineres.

Em 2024, as exportações (51,5% do total) vieram acompanhadas de alta de 36,2% na tonelagem, se comparadas ao realizado em janeiro de 2023. No sentido inverso, as importações garantiram a fatia de 40% das operações, com acréscimo de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

PUBLICIDADE


Já a cabotagem representou 8,5% da movimentação do porto em janeiro, o que mostra uma queda de 2,8% na tonelagem da carga em relação ao mesmo mês do ano passado.

As principais cargas transportadas, no mês de janeiro, foram do segmento de granéis sólidos (89% do total). No ranking geral de movimentação, aparecem no topo: coque de petróleo, hulha betuminosa, farelos de milho e soja, contêineres, sal, milho e soja. Completam a lista, sulfato de sódio, cloreto de potássio, dentre outros. Está presente também o embarque de 574 toneladas de peças de um projeto de geração de energia eólica com desenvolvimento no estado do Ceará.

A administração do porto prevê um crescimento de 5% em 2023 — oito milhões de toneladas em movimentação de cargas. A SCPar Porto de Imbituba tem previsão de investimentos estimados em R$ 96 milhões em obras e equipamentos e serviços de tecnologia da informação.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira