Receba notícias em seu email

MSC

Porto de Imbituba movimenta 3,6 milhões de toneladas no 1º semestre

O Porto de Imbituba (SC) registrou, de janeiro a junho, movimentação de 3,6 milhões de toneladas de cargas. Do total, 1,68 milhões de toneladas foram de produtos importados e 1,45 milhão de toneladas de mercadorias exportadas. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de importação e exportação no porto catarinense movimentaram mais de 800 milhões de dólares no período.

Na cabotagem, foram 350,3 mil toneladas embarcadas e 93,7 mil desembarcadas, enquanto no transbordo foram 41,3 mil toneladas. Os meses de março e junho foram os com maiores movimentações, com, respectivamente, mais de 705 mil toneladas e mais de 644 mil toneladas.


PUBLICIDADE



As principais cargas, em volume e crescimento, foram o coque de petróleo, a hulha betuminosa, o sal, o farelo de milho e os contêineres. Somadas, elas representaram mais de 70% do total movimentado. Houve incremento de quase 5% na movimentação de cargas em contêineres, na comparação com o mesmo período de 2024, segundo a administração do terminal, que informou ainda que 180 contêineres transitam diariamente pelo porto via modal ferroviário, usando uma malha com mais de 164 quilômetros de extensão que atravessa 14 cidades.

A administração do Porto de Imbituba adiantou que para o segundo semestre estão previstos projetos de recuperação e ampliação do molhe de abrigo e construção do dolfim do Cais 2, além de investimentos em tecnologia de rastreamento e digitalização dos processos. A expectativa é encerrar o ano com mais de 7 milhões de toneladas movimentadas.

O diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, disse que, com os investimentos que estão sendo feitos, a expectativa é de aumento na movimentação de cargas nos próximos anos. “Os investimentos em infraestrutura e sistemas de gestão operacional, previstos ainda para este ano, devem acelerar a movimentação e ampliar a atratividade do porto para novos mercados”, destacou.






   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira