O Porto de Imbituba divulgou esta semana os números de movimentação do primeiro trimestre do ano. Ao todo, passaram pela fronteira 616.470 toneladas (t), atingindo a média mensal de 205.490 t, a maior desde 1988, quando Imbituba movimentou 246.246 t/mês. Os números atuais também representam um aumento de aproximadamente 18% em relação ao mesmo período do ano passado e 25% em comparação a 2009.
Além dos granéis sólidos (40%), neste período destacaram-se os grãos agrícolas e contêineres, com 16% cada, sal (6,25%), hulha betuminosa (8,40%) e barrilha (4,86%). As cargas foram provenientes de 54 navios, com a média de 18 atracações por mês.
"Estamos consolidando uma maior variedade de cargas a fim de que esta fronteira se firme como um porto multipropósito. Nosso crescimento está constante, enquanto preparamos a estrutura necessária para o grande salto que virá no segundo semestre, a partir da conclusão das obras que estão em andamento. Os investimentos no cais público tendem a atrair ainda mais empresas interessadas em operar por Imbituba. Isto, aliado à captação de verba federal para dragagem de aprofundamento e melhoria do acesso ao Porto, corresponde ao alicerce para a construção de uma nova matriz logística regional",declara o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
Fonte:Jornal A Tribuna
PUBLICIDADE