Uma operação no terminal de carga geral do Porto de Imbituba, operado pela Santos Brasil Logística, chamou a atenção por descarregar 221 peças com peso total de 960 toneladas nessa manhã. Uma das peças, um moinho de cimento que pesa aproximadamente 189 toneladas precisou de um procedimento especial para o seu içamento e transporte terrestre.
A peça embarcou no porto de Jingtang, na China, e será utilizada na instalação de uma usina de cimento em Imbituba. Esta é a unidade com maior tonelagem já descarregada no Porto de Imbituba.
"O objetivo do Porto de Imbituba é tornar-se referência em descarregamentos de carga geral. Estamos localizados em uma área de influência estratégica, onde diversas fábricas, usinas e empresas estão sendo instaladas e precisam receber seus componentes por meio da importação. Nosso objetivo é fidelizar estes clientes da Região Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul para que futuras operações", declarou o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza.
Para o transporte marítimo e içamento da carga, foi necessário o uso de uma embarcação especial para carregamentos pesados. O navio polivalente da classe P-série, Beluga Mumbai (Beluga Chartering GmbH, da Alemanha), iniciou sua viagem na China, nos portos de Shangai e Jingtang, e atracou em Imbituba no sábado com previsão de saída ainda hoje.
Além da fábrica em Imbituba, algumas peças descarregadas nesta operação serão utilizadas em uma usina de cimento que está em instalação nos municípios de Vidal Ramos e Natal (RN).
Fonte: Engeplus
PUBLICIDADE